segunda-feira, 30 de abril de 2007

A Resposta



Recebemos no blog do NEMA CUMURU uma mensagem do Sr.Ernesto, comprador de uma parte do Imbassuaba, que vamos reproduzir aqui:


Realmente não fechamos as praias.

Pelo nosso terreno passam principalmente pescadores, bem como preservamos todas as servidões.

O sitio e a comunidade local:

Trabalhos feitos:

1- Estamos recuperando uma represa construída pelo Sr. Preto em nosso terreno momentos antes da nossa compra. Do modo como a represa foi construída, houve um assoreamento do Rio Camarão por erosão, pois utilizaram a camada vegetal do campo para construir o dique.

2- Numa primeira etapa, plantamos 1.000 mudas de arvores nativas para recompor a mata ciliar cortada no passado. Estas mudas foram também plantadas em áreas dos nossos vizinhos, os quais estamos conscientizando da preservação, bem como da descontinuação da prática de queimadas.

3- Construímos um banheiro e respectiva fossa na casa do nosso vizinho (carente), atividade que estaremos dando continuidade na comunidade local.

4- Estamos plantando aproximadamente 1.600 mudas de 430 espécies de frutas distintas, ou seja, Cumuruxatiba abrigará um dos hortos mais completos do Brasil.

Nossa idéia no futuro é abrir este horto a visitantes, para que conheçam a diversidade de espécies frutíferas brasileiras.

Atenciosamente,

Ernesto

Ficamos bastante felizes com a resposta do Sr. Ernesto. Este á o tipo de atitude que queremos ver prevalecer em nossa comunidade. Medidas como estas são o objetivo do NEMA. Seguramente que a quantidade de placas de PROIBIDO e o cadeado não são ações do Sr.Ernesto. Vamos tentar colocar placas que divulguem e mostrem essas medidas, para incentivar as pessoas a conservarem este enorme patrimônio que temos.

Gostaríamos muito de receber a visita do Sr Ernesto para sabermos mais sobre seu trabalho e ajudar a implementá-lo e divulgá-lo.

Afinal por mais que façamos estamos fazendo muito pouco por uma natureza, que sem nada nos cobrar, nos proporciona estas belezas (fotos da Praia do Moreira):

















Até Breve!



2 comentários:

Débora Menezes disse...

Parabéns pelos blogs. Vejo que vcs têm tudo pra trabalhar a comunicação em sua comunidade! Abs

Andréa D. disse...

Olá. Tudo bem?
Primeiro, quero dar os parabéns, pois de longe, percebemos a preocupação com o respeito e preservação das belezas naturais e qualidade de vida das pessoas que aí vivem. Parabéns mesmo.

Posso pedir uma orientação?
Eu quero ir morar com minhas 2 filhas pequenas em Curumuxatiba, mas apesar das belezas divulgadas em fotos e blogs, quase nada se consegue na internet em relação à condições de moradia e emprego. No meu caso, por onde eu poderia começar a procurar estas informações? Sou do Rio de Janeiro, e agradeço imensamente se puder me orientar (andreadias.rj@gmail.com). Um grande abraço. Andréa.